sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

ACONTECEU ...

A 22 de janeiro de

1506 - Chega ao Vaticano o primeiro contingente da Guarda Suiça para servir ao papa Júlio II. A Guarda é responsável pela segurança papal até hoje.


1561 - Nasce em Londres, o filósofo, ensaísta e político Francis Bacon


1797 - Nasce em Viena D. Leopoldina, filha do imperador Francisco II de Áustria, que pelo casamento com o primeiro soberano do Brasil, D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) se tornou imperatriz-consorte.


1808 - A Família Real Portuguesa chega ao Brasil, após fuga motivada pela ocupação de Portugal pelas tropas de Napoleão. 



1818 - Um grupo de homens do Porto forma uma sociedade secreta, chamada Sinédrio, com o objetivo de preparar uma revolução para instaurar um governo liberal.
O Sinédrio era formado por um conjunto de burgueses portuenses, entre os quais se destacavam os juristas Manuel Fernandes Tomás, José Ferreira Borges e o comerciante João Ferreira Viana.
No dia 24 de agosto deu-se início à revolução que garantiu a liberdade e a igualdade de todos os portugueses perante a lei.


1901 - Morre a rainha Vitória de Inglaterra, a "avó da Europa".


1905 - Domingo Sangrento (São Petersburgo), foi como ficou conhecido o massacre dos manifestantes que marcharam até ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II para apresentar uma petição "Estamos em situação miserável, somos oprimidos, sobrecarregados com excesso de trabalho, insultados, não nos reconhecem como seres humanos, somos tratados como escravos. Para nós, chegou aquele momento terrível em que a morte é melhor do que a continuação do sofrimento insuportável."


1961 - O navio "Santa Maria" foi tomado de assalto por exilados políticos portugueses e espanhóis como desafio ao regime de Salazar. O navio foi rebatizado como "Santa Liberdade".