quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória da Vítimas do Holocausto





A palavra holocausto tem como significado original imolação, sacrifício.

Desde a Segunda Guerra Mundial, a palavra assumiu significado referente a um acontecimento específico, o de perseguição e extermínio sistemático de judeus e de outras minorias como ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores políticos e religiosos do regime nazista alemão, prisioneiros soviéticos de guerra, civis soviéticos e poloneses, além de outros grupos marginalizados pela Alemanha Nazi durante o conflito.

Um dos princípios fundamentais do nazismo era o racismo. Segundo essa ideologia, os alemães pertenciam a uma raça superior, a ariana, que sem se misturar a outras raças, deveria comandar o mundo. Os judeus eram considerados os seus principais inimigos.




Os judeus foram as principais vítimas  dos ideólogos nazistas, que os responsabilizavam pelo caos em que a Alemanha vivia depois da Primeira Guerra Mundial e dos tratados de paz. Além disso, Hitler e seus seguidores defendiam a tese de que os judeus eram de uma raça inferior e deviam ser eliminados.




Os grandes teóricos do anti semitismo (conjunto de ideias e sentimentos hostis aos judeus) foram Alfred Rosenberg  e Joseph Goebbels. As leis contra os judeus cresceram à medida que os nazis dominaram o poder.




O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Holocausto comemora-se no dia 27 de janeiro e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da resolução 60/7 de 1 novembro de 2005.



O Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o dia europeu de memória do holocausto.





Nesta data, em 1945, o exército soviético libertou o maior campo de extermínio nazi, localizado na Polónia (Auschwitz – Birkenau).






No âmbito do projeto “Viver os Direitos Humanos” esta data foi “comemorada “ na Escola E B 2 e 3 de Rio Tinto com várias atividades:

 - Comemoração em contexto de sala de aula (turmas do 3º ciclo, na aula de História) com a apresentação de um diaporama, seguido de debate;

- Pequena exposição na Biblioteca da Escola;





- Apresentação de filmes - O Rapaz do Pijama às Riscas, A Rapariga que Roubava Livros e A Lista de Shindler, na Biblioteca da Escola.




- Visita virtual aos campos de concentração  de Auschwitz e de Bergen-Belsen, na aula de História, para as turmas do 9º ano.

Trabalhos realizados no Clube História e Geografia em Construção.


Foi um dia para lembrar 

as vítimas do holocausto. 

Lembrar para jamais esquecer!