quarta-feira, 6 de março de 2013

A queda da monarquia em Portugal


 
A monarquia acabou por várias razões, o descontentamento da população, a questão Africana e o Ultimato, a ação do partido Republicano e o regicídio.

Aqueles que eram pobres estavam cada vez mais pobres, o rei e a família real gastavam cada vez mais dinheiro do reino, a alta burguesia enriquecia cada vez mais com os seus lucros e os governos da monarquia não conseguiram melhorar as condições de vida do povo.

Entretanto, os países europeus mais industrializados, começaram a organizar expedições ao continente africano, para ocupar os territórios mais ricos em ouro, algodão, diamantes e café. Esses países juntamente com Portugal reuniram-se na Conferência de Berlim, aí ficou decidido que as terras africanas seriam de quem as ocupasse efetivamente. Mas Portugal tinha de defender os seus interesses, e em 1886 apresentou aos países mais interessados um mapa (chamado Mapa Cor-de-Rosa) em que exigia para si os territórios compreendidos entre Angola e Moçambique.

Em 11 de janeiro de 1890, como Inglaterra não aceitou as exigências dos portugueses, apresentou-nos um Ultimato, ou os portugueses desocupavam os territórios situados entre Angola e Moçambique, ou o governo inglês declarava guerra a Portugal, e assim o governo português viu-se obrigado a aceitar o Ultimato.

Mas, por esta altura os Republicanos achavam que à frente do país não devia estar um rei, mas sim um presidente eleito pelos portugueses, que só governasse durante alguns anos e não até à sua morte. Assim, em 31 de Janeiro de 1891 deu-se, no Porto, a primeira revolta armada contra a monarquia.

Então, no dia 1 de Fevereiro de 1908 dá-se um atentado contra a família real, onde são mortos o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe. E com as suas mortes foi aclamado rei D. Manuel ||.

Assim, com todas estas razões para a queda da monarquia na madrugada do dia 4 de outubro de 1910 inicia-se em Lisboa, a revolução republicana. A revolução saiu vitoriosa e na manhã de 5 de outubro de 1910, José Relvas proclama a República.



Leonor Rocha nº15 6ºF, orientado pela profª Olga Basílio