quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Herança Romana

   É durante o século III a.C. que os Romanos chegam à Península Ibérica. Segundo um escritor romano, a Península era uma região fértil, onde existia em abundância cereais, azeite, vinho, cavalos e toda a espécie de metais.
   Dotados de uma civilização muito avançada, foi fácil aos Romanos dominarem os povos da Península, com exceção dos Lusitanos que, sob o comando de Viriato, lhes ofereceram resistência durante mais de um século.

Imagem do Exército Romano

   Os Romanos eram originários da península Itálica e pretendiam formar um Império conquistando, para isso, todas as regiões à volta do Mar Mediterrâneo ao qual chamavam “Mare Nostrum”.
   Os Romanos possuíam um exército muito bem organizado com soldados bem treinados – os legionários. A receção à conquista romana foi mais favorável entre as populações do sul da Península Ibérica, que estavam mais habituadas ao contacto com os povos mediterrânicos. As populações do Norte sentiram a presença romana como uma invasão de uma cultura estranha. Entre os Lusitanos e os Romanos foi travada uma longa e dura guerra.
   Viriato chefiou a resistência dos Lusitanos efectuando ataques-surpresa e emboscadas contra os soldados romanos: atraíam os soldados romanos para montes e desfiladeiros, fazendo-os cair em armadilhas.
   Esta luta só terminou com o assassinato de Viriato. O domínio romano impôs-se então em toda a Península Ibérica.
   Às mudanças introduzidas pelos Romanos na Península Ibérica e à volta de todo o mar Mediterrâneo chamou-se romanização. Progressivamente, as populações do império foram adquirindo os hábitos, a forma de vida e a própria língua dos Romanos.
   A romanização manifestou-se por meio de profundas transformações.
   Os romanos deixaram-nos vestígios marcantes da sua cultura que ainda hoje são visíveis. Muitas das suas construções continuam a ser usadas como estradas e pontes. Algumas destas construções, pela raridade e pelo valor artístico fazem parte do nosso património histórico.
   Os Romanos deixaram-nos uma importante herança e foram importantíssimos para a nossa cultura. Eu própria tenho no meu nome a palavra “Romano” uma vez que os meus avós maternos são originários de Torre Dona Chama, local em Trás-os-Montes onde existiu uma vasta influência romana e onde existe uma Ponte Romana sobre um afluente do rio Tua.

Trabalho realizado por Inês Romano Correia Alves, 5º A, nº11com  orientação da prof. Madalena Esteves