domingo, 18 de dezembro de 2011

D. PEDRO IV

      D. Pedro IV, oitavo rei da dinastia de Bragança, era filho de D. João VI e de D.Carlota Joaquina.

      Quando tinha nove anos partiu para o Brasil com a família real e, com apenas 23 anos ficou a governá-lo, dado que o seu pai regressou a Portugal em 1821.

      Em 1822 proclama a independência do Brasil e torna-se no seu primeiro imperador. Quando o seu pai morreu, D. Pedro não desejava sair do Brasil e para garantir a sucessão ao trono decidiu abdicar em favor de sua filha D. Maria da Glória. Como esta tinha apenas 7 anos de idade, D. Pedro nomeia como regente o seu irmão D. Miguel. Este deveria governar de acordo com as leis liberais e, casar com com a sobrinha quando esta atingisse a maioridade.

     D. Miguel, que era adepto dos ideais absolutistas, em 1828 dissolveu as Cortes e fez-se aclamar rei de Portugal. Nesta altura existiam dois grupos rivais:
 
Ø  Os liberais que na sua grande maioria eram burgueses, comerciantes, proprietários, juízes, médicos e defendiam uma monarquia liberal, que praticasse a divisão de poderes em legislativo, executivo e judicial;
 Ø  Os absolutistas que sua grande maioria eram nobres e clérigos, que defendiam a monarquia absoluta, em que o poder ficava concentrado nas mãos do rei.

       Quando D. Pedro IV soube que, em Portugal, D. Miguel e os seus pares perseguiam, prendiam e matavam muitos liberais resolveu deixar o Brasil e vir para a Europa. Juntou-se aos liberais que se tinham refugiado na ilha Terceira, nos Açores, organizou um exército e em 8 de Junho de 1832 desembarcou na praia de Pampelido/Mindelo.
 

Trabalho realizado por
Beatriz Coelho, nº 5, 6ªF,
com orientação da profª Olga Basílio